REUTERS
LONDRES - Beber apenas uma dose de álcool por dia não evita que aumente o risco de várias formas de câncer em mulheres, mostrou um estudo publicado nesta terça-feira na Grã-Bretanha.
As conclusões publicadas na revista do Instituto Nacional do Câncer mostram que os riscos provocados pela bebida podem superar quaisquer benefícios associados com o consumo moderado de álcool, acrescentaram os pesquisadores.
- Essas conclusões sugerem que mesmo níveis baixos de consumo de álcool aumentam o risco de câncer de mama, fígado e reto em mulheres, além do risco de tumores na boca e na garganta caso sejam fumantes - disse Naomi Allen, pesquisadora da Universidade de Oxford que coordenou o estudo, em comunicado.
O câncer é a principal causa de óbitos no mundo, matando 7,9 milhões de pessoas a cada ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Tumores de pulmão, estômago, fígado, cólon e mama são os principais casos.
Estudos anteriores haviam relacionado o álcool com um aumento no risco de câncer de mama, e médicos sabem que o consumo pesado de álcool eleva a chance de desenvolvimento de outros tumores.
- Do ponto-de-vista do risco de câncer, a mensagem deste estudo não poderia ser mais clara - disseram Michael Lauer e Paul Sorlie, do Instituto Nacional de Coração, Pulmão e Sangue dos Estados Unidos, que não esteve envolvido na pesquisa. - Não há um nível que possa ser considerado seguro para o consumo de álcool.
A equipe de pesquisadores analisou dados recolhidos nos registros nacionais de saúde de mais de 1 milhão de mulheres de meia-idade na Grã-Bretanha, que foram consultadas para participar do estudo entre 1996 e 2001.
- A existência de um grande número de mulheres em várias populações que têm um consumo moderado de álcool significa que a proporção de tumores que podem ser atribuídos à bebida é uma importante questão de saúde pública - escreveu a equipe de Allen.
21:33 - 24/02/2009