LONDRES -
O mal de Alzheimer, doença incurável que afeta 10 milhões de pessoas no mundo, poderia ser evitado com o consumo de chá que ajuda a memória, concluíram ontem cientistas britânicos em estudo publicado na revista
Phytotherapy Research.
Os cientistas do Centro de Pesquisas de Plantas Medicinais da Universidade de Newcastle descobriram que o chá verde e o chá preto, consumidos diariamente por milhões de pessoas na China e na Grã-Bretanha, podem ajudar a evitar a perda de memória que caracteriza a doença.
Exames de laboratório feitos na universidade revelaram que ingerir várias xícaras de chá por dia obstrui a atividade de certas enzimas no cérebro. As pessoas que sofrem do mal têm níveis muito baixos de um neurotransmissor denominado acetilcolina, que leva mensagens entre as células do cérebro.
A equipe então descobriu que tanto o chá preto quanto o chá verde inibem a atividade de enzimas que destroem a acetilcolina, o que impede que o nível do neurotransmissor se reduza demais.
- Embora não haja cura para o Alzheimer, o chá pode ser potencialmente outra arma usada para tratar da doença e desacelerar o seu desenvolvimento - disse o chefe da pesquisa, Ed Okello.
O cientista afirmou que algo entre 5 a 10 xícaras de chá por dia podem ajudar a subir os níveis de acetilcolina. Os dois tipos de chá - preto e verde - inibem a atividade da acetilcolina, e ainda reconheceu que o chá verde também obstrui o efeito de outra enzima (beta-secretase), que desempenha um papel na produção de depósitos de proteína, associados com a doença.
Segundo a pesquisa, o efeito do chá verde é mais forte e dura uma semana, enquanto o efeito do chá preto dura apenas um dia.
O chá preto é derivado da mesma planta que origina o verde, mas tem sabor e aspecto diferentes porque é fermentado.
O estudo também concluiu que o café não causa nenhum efeito significativo para ajudar a memória.
O professor Clive Ballard, diretor de pesquisas da Sociedade Alzheimer, considerou a pesquisa ''interessante'' e destacou que o estudo ''consolida evidências prévias que sugerem que o chá verde é benéfico'' para evitar a perda da memória.