Vitamina D pode reduzir risco de câncer em até 50%

RIO - Cientistas da Universidade da Califórnia publicaram recentemente na revista científica American Journal of Public Healt o resultado de estudos que comprovam que a forma natural da vitamina D pode reduzir a probabilidade de desenvolver câncer de mama, no ovário e no cólon em até 50%. A vitamina D está presente em alimentos como peixes oleosos, margarina e carne ou através da exposição ao sol.

Os pesquisadores também concluíram que o percentual de pessoas de origem afro-caribenha com esses tipos de câncer é maior do que as pessoas de pele clara porque a pele escura não produz muita vitamina D.

Para o mastologista e diretor do Centro de Mastologia do Rio de Janeiro, Dr. Marconi Luna, a prevenção é que salva as mulheres. Fazer o auto-exame da mama mensalmente e a mamografia todo ano é a receita para tratar o câncer de mama. Quando diagnosticado precocemente as chances de cura são superiores a 80%. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada hora seis mulheres descobrem que têm a doença.

Nesse verão escaldante do Rio de Janeiro, o ideal é aproveitar o sol (usando sempre o protetor solar), incluir na alimentação o salmão, bacalhau ou atum pelo três vezes por semana, que além de ficar em forma, ainda ajudam a prevenir o aparecimento de várias doenças, como o câncer.

Ciências


[09:06] [29/12/2005]